
Foto: Thays Ceretta (Diário)
ATUALIZAÇÃO _ Esta reportagem foi atualizada às 13h30min do dia 13 de abril de 2019
Um guarda de trânsito e um motorista se envolveram em uma briga no Centro de Santa Maria. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e aconteceu na tarde de sexta-feira. De acordo com testemunhas ouvidas pelo Diário, o caso aconteceu ao longo da Rua dos Andradas.
Na manhã deste sábado, a assessoria de imprensa da prefeitura confirmou que "O agente foi afastado das suas funções no trânsito e direcionado para funções administrativas. O caso será enviado à Controladoria Geral do Município na segunda-feira, e será instaurado um Processo Administrativo Discilplinar (PAD) em relação ao servidor."
OS FATOS
O motorista teria estacionado em uma vaga reservada para pessoas com deficiência em frente ao Colégio Sant'Anna. Ele aguardava o seu filho, que saia da instituição de ensino. Por conta da irregularidade, o guarda de trânsito teria chamado a atenção do motorista, informando que tinha lhe multado e que seu carro seria recolhido por um guincho. E exigiu o documento do condutor.
O motorista teria argumentado: "ok, aceito a multa", mas disse que deixaria o local com o seu carro, junto do seu filho, que havia recém entrado no veículo, e não entregaria a documentação. O guarda de trânsito teria, então, tentado impedir que o motorista deixasse o local. Ele se desvencilhou do agente de trânsito, ingressou no carro e arrancou.
Assaltante se passa por passageiro e assalta taxista em Santa Maria
O agente, então, teria montado em uma motocicleta e acompanhado o motorista. Em determinado momento, ainda na Rua dos Andradas, teria interceptado o veículo. Os dois começaram a discutir, momento em que chegou ao local, junto de um condutor particular, a esposa do motorista. O casal começou a discutir com o agente.
DUAS VERSÕES
A esposa do motorista teria tentado entrar no carro onde estava o filho, e teria tentado sair do local, deixando o marido junto do guarda. O agente de trânsito, no entanto, teria tentado impedir que ela saísse.
- O que eu vi: a mulher sendo pega pelo pescoço. Sendo sacudida. Foi um excesso, um grande excesso desse fiscal. O cara (o motorista) não era um bandido, era um pai de família, trabalhador. A abordagem foi completamente desproporcional - contou um motorista, que viu a cena na Rua dos Andradas e não vai ser identificado pelo Diário.
Outra testemunha relatou uma situação diferente nas redes sociais do Diário:
_ Assisti toda a situação e em nenhum momento contaram que a esposa do motorista desceu de um carro e agrediu o guarda de trânsito com socos no rosto, sem ter pronunciado uma palavra se quer. O homem tentou contê-la pela agressão e se tentou impedi-la de sair com o carro,cometendo nesse momento o excesso , ao segurá-la. Mas antes disso ele estava pacificamente escrevendo em um bloquinho enquanto o motorista esperava. A confusão quem fez foi o motorista, primeiro ao fugir do local da multa...e a esposa, ao agredir o homem trabalhando - disse um leitor.
O motorista chegou a cair no chão, tendo sofrido ferimentos no rosto. Não se sabe ainda como ele caiu, o que vai ser apurado pela Polícia Civil. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado para atendimento médico.
O caso foi parar na delegacia, onde a esposa do motorista e o guarda de trânsito registraram a ocorrência.